Sexta, 12 de Setembro de 2025

Ao Vivo: Parlamentares da CPMI do 8/1 votam relatório final

No texto, Eliziane cita que Bolsonaro cometeu quatro crimes

18/10/2023 às 11h10
Por: Tatiana Lemes
Compartilhe:
Foto: Divulgação/Senado
Foto: Divulgação/Senado

Parlamentares se reúnem nesta quarta-feira (18) para votar o relatório final da CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) dos atos do 8 de janeiro.

A relatora Eliziane Gama (PSD/MA), leu o relatório de mais de 1,3 mil páginas nesta terça-feira (17), o documento pede o indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de mais 60 pessoas. (Acompanhe)

No texto, Eliziane cita que Bolsonaro cometeu quatro crimes: associação criminosa, violência política, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado, todos por condutas dolosas, ou seja, intencionais. Ainda de acordo com a relatora, os ataques às sedes dos Três Poderes foram baseados em "método".

"A proposta não era apenas ocupar, mas depredar", apontou. De acordo com a senadora, o "objetivo era provocar o caos, desestabilização política e até mesmo uma guerra civil".

Já a oposição apresentou um documento paralelo, que isenta o ex-presidente e acusa integrantes do governo Lula de omissão. Esse documento só será colocado em votação no caso de o relatório de Eliziane ser derrotado, o que é pouco provável, já que a ala governista tem maioria no colegiado.

Para ser aprovado, o relatório precisará dos votos da maioria dos membros da CPMI.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias. 

*Com informações Senado Federal

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários