Quinta, 11 de Setembro de 2025

Ex-assessor aponta que Janones tinha outro esquema além da rachadinha

A PGR chegou a arquivar as denúncias de Oliveira sobre irregularidades em shows, antes de o STF instaurar inquérito para apurar

12/12/2023 às 09h21
Por: Tatiana Lemes
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O ex-assessor forneceu informações a PF (Polícia Federal) e a PGR (Procuradoria-Geral da República), que originaram abertura de inquérito no STF (Supremo tribunal Federal), que o deputado federal André Janones que a rachadinha não foi o único esquema liderado pelo parlamentar.

De acordo com o site Metrópoles, Fabrício Ferreira de Oliveira, o parlamentar estaria metido em falcatruas envolvendo shows milionários promovidos com dinheiro público, sem licitação, em Ituiutaba, seu reduto eleitoral, no interior de Minas Gerais. O município é comandado pela prefeita Leandra Guedes, ex-assessora e ex-namorada de Janones. Ela também é apontada como peça-chave na engrenagem da devolução de salários.

A PGR chegou a arquivar as denúncias de Oliveira sobre irregularidades em shows, antes de o STF instaurar inquérito para apurar. O município de Ituiutaba, apontam Oliveira e mais dois denunciantes como extensão do gabinete de Janones. A prefeita e o deputado negam qualquer irregularidade.

Conforme o ex-assessor, a prefeitura contratou atrações musicais por valores milionários, com “fortes indícios de desvio de erário público”, por meio de emendas parlamentares, sem transparência, destinadas por André Janones.

Ele aponta ainda que um grupo privado ligado a Janones, com vínculo familiar, teria lucrado com a venda de ingressos e bebidas em megaeventos organizados pela prefeitura e que contaram com artistas do como Gusttavo Lima.

Oliveira disse que “Metade do espaço para assistir aos shows era gratuito. No outro, ingressos eram vendidos como se fosse um camarote”. A comercialização não poderia ocorrer, uma vez que tais eventos foram organizados com verba pública.

Nos últimos quatro anos, Janones inundou a prefeitura comandada por sua ex-namorada com emendas parlamentares. No total, fora R$ 58,4 milhões que ajudaram o município a promover shows.

Gusttavo Lima, Jorge & Mateus, DJ Alok, Zezé Di Camargo & Luciano e Simone foram algumas das atrações contratadas por Ituiutaba nos últimos quatro anos.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários