Quinta, 19 de Setembro de 2024

Presídio federal de Campo Grande tem falta de agentes

Após fuga em Mossoró, acendeu alerta no sistema nacional

20/02/2024 às 10h53
Por: Tatiana Lemes
Compartilhe:
Foto: Chico Ribeiro
Foto: Chico Ribeiro

No último dia 14 de fevereiro a notícia de dois detentos do Comando Vermelho do presídio federal de Mossoró (RN), colocou os holofotes nas demais penitenciárias de todo o Brasil.

Continua após a publicidade
Anúncio

Com cinco penitenciárias federais, sendo uma em Campo Grande (MS), onde os presos só recebem comida, sem visitas, banho de sol, ou acesso a advogados. Apenas procedimentos de saúde urgentes estão sendo cumpridos.

Inaugurada em 2006, a penitenciária de Campo Grande passou a receber presos em 2007. Mas, depois de 18 anos, o presídio não tem muralhas. O pedido para instalação de muralhas é feito desde 2019 e até o momento nenhuma foi construída, de acordo com o presidente do sindicato dos policiais penais, Rena Fonseca. Há muralhas em Brasília e estão em construção no presídio de Porto Velho.

Ainda conforme Fonseca, o número de agentes é insuficiente e pedidos para o aumento já foram feitos. Segundo o Sinppf/MS (Sindicato dos Policiais Penais Federais de Mato Grosso do Sul) 80 novos agentes serão distribuídos nas cinco penitenciárias federais do país. Mas esse número é irrisório, de acordo com Fonseca, já que seriam necessários 50 plantonistas por turno. Por questões de segurança, o número atual de agentes em Mato Grosso do Sul não é revelado.

Ainda segundo o presidente do sindicato, a plataforma de câmeras da penitenciária federal foi trocada e é muito mais moderna que a de Mossoró, mas antes os sistemas se igualavam.

O presídio federal passou por um pente-fino depois da fuga no Rio Grande do Norte. Uma equipe foi enviada ao presídio para acompanhar as medidas a serem tomadas.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias. 

Continua após a publicidade

*Com informações Midiamax

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários