Nesta terça-feira (20) a prefeitura de Campo Grande publicou no Diogrande a rescisão do contrato, orçado em R$ 15 milhões, com a Empresa GTA- Projetos e Construções Ltda, responsável pela implantação do corredor de ônibus da Avenida Calógeras.
Assinado em 2021, o contrato tinha como objetivo a contratação de empresa especializada para construção do corredor de transporte coletivo sul, na extensão da Avenida Calógeras, trecho entre a Avenida Mato Grosso e a Avenida Eduardo Elias Zahran. No entanto, as obras foram interrompidas em 2022, com cerca de 20% do projeto concluído.
Com a rescisão contratual, o valor do contrato foi reduzido, passando de R$ 15 milhões para R$ 4.075.609,80, o que representa um decréscimo de R$ 11 milhões.
A GTA Projetos e Construções protocolou um pedido para rescindir dois contratos firmados com a Prefeitura de Campo Grande em 2021. A empresa alegava atraso no pagamento e abandonou revitalização e instalação de ciclovia na Avenida Calógeras e obras de drenagem e asfalto no bairro Nova Lima.
No ano seguinte, o entrave persistiu e a prefeitura de Campo Grande afirmou, em nota, que caso a GTA desistisse de terminar a obra na Avenida Calógeras, a segunda empresa estabelecida na licitação seria convocada.
No dia 4 de novembro foi protocolada a primeira solicitação que se refere às atividades da Calógeras. As obras, orçadas em mais de R$ 13 milhões, receberam investimento do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) para mobilidade urbana das cidades, e teriam duração de 12 meses.
“O valor referente a novembro de 2021 foi pago em abril deste ano. Em outubro, terminamos a última medição e não recebíamos desde julho, por isso, suspendemos as obras”, explicou a construtora na época.
A segunda etapa do Corredor Sul foi iniciada em Campo Grande em abril de 2022. Na época, a obra orçada em R$ 9,2 milhões previa o recapeamento de toda a extensão da Avenida Calógeras. O corredor exclusivo para os ônibus contaria com cinco estações de embarque e desembarque e sinalização de trânsito.
Além da faixa exclusiva de ônibus, o projeto inclui a construção de uma ciclovia de 1.540 metros no trecho entre a Avenida Afonso Pena e a Avenida Salgado Filho.
Os corredores de transporte estão previstos no plano municipal de mobilidade urbana em vigor desde 2015. São 69 quilômetros de pistas exclusivas para os ônibus trafegarem entre os terminais Guaicurus, Morenão (Região Sul da cidade), General Osório e Nova Bahia (Região Norte), passando pelo Centro da cidade. O corredor sudoeste ligará o terminal Aero Rancho ao Centro.
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*Com informações Midiamax