Terça, 18 de Novembro de 2025

Dia D contra a dengue acontece neste sábado em Mato Grosso do Sul

A ideia da campanha nacional é mobilizar para que as pessoas dediquem ao menos 10 minutos do dia, para olhar seus quintais e eliminar focos do mosquito

01/03/2024 às 09h11
Por: Tatiana Lemes Fonte: Agência Brasil
Compartilhe:
Foto: Edemir-Rodrigues
Foto: Edemir-Rodrigues

Com um número expressivo de casos de dengue no Brasil, o Ministério da Saúde realiza neste sábado o Dia D – Brasil unido contra a dengue. A ação acontece em todo o país e é um convite à população para se mobilizar na prevenção e eliminação dos focos do mosquito, com o tema “10 minutos contra a dengue”.

Apesar do país ter muitos casos da doença, Mato Grosso do Sul não vive pico de casos de dengue, são 4,7 mil casos prováveis de dengue e 3 mortes, porém em níveis abaixo do ano passado.

A ideia da campanha nacional é mobilizar para que as pessoas dediquem ao menos 10 minutos do dia, para olhar seus quintais e eliminar focos do mosquito.

O controle da dengue e do mosquito Aedes aegypti estão entre os maiores desafios da saúde pública no Brasil e no mundo e exige ações de todas as esferas da gestão e participação ativa da população.

“Faço aqui um chamamento à sociedade, aos profissionais de imprensa, para que estejam conosco no Dia D – Brasil unido contra a dengue, no próximo sábado. Este é um momento de atenção não só das autoridades sanitárias, do Ministério da Saúde, mas também de toda a sociedade”, alertou ministra da Saúde, Nísia Trindade.

Escolas

O governo federal lançou, no dia 21 de fevereiro, uma mobilização nas escolas públicas do país contra o mosquito Aedes aegypti. Além de chamar e sensibilizar estados e municípios, a ação também faz parte da retomada do Programa Saúde na Escola, reestruturado em 2023 e marca a união de esforços dos Ministérios da Saúde e da Educação, ressaltando a urgência de combater o mosquito.

Serão 20 semanas de atividades e engajamento das comunidades escolares. No âmbito do programa, 25 milhões de estudantes serão orientados em mais de 102 mil instituições públicas de ensino, sendo 925 em Mato Grosso do Sul.

No entanto, o Ministério da Saúde reforça que a principal medida de prevenção é a eliminação dos criadouros do mosquito. Daí a importância de receber os Agentes de Combate a Endemias e Agentes Comunitários de Saúde, que vão ajudar a encontrar e eliminar possíveis criadouros.

Em caso de febre, dor de cabeça, dores atrás dos olhos ou no corpo, náuseas e manchas na pele, procure imediatamente a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa. Não faça uso de medicamentos sem conhecimento médico.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários