Nesta terça-feira (16), a Polícia Federal dá início à 26ª fase da Operação Lesa Pátria, visando financiadores e participantes dos eventos ocorridos em Brasília (DF) em 8 de janeiro de 2023, quando ocorreu a invasão e depredação dos edifícios dos Três Poderes.
Em Mato Grosso do Sul, estão sendo cumpridos três mandados de busca e apreensão. No total, são 18 mandados em todo o país, distribuídos da seguinte forma: um no Rio Grande do Norte, um em Santa Catarina, quatro no Pará, um em São Paulo, três em Minas Gerais, quatro no Espírito Santo e um em Tocantins.
Nesta etapa, não há execução de mandados de prisão. Além disso, foi ordenada a indisponibilidade de bens, ativos e valores dos investigados. Estima-se que os danos ao patrimônio público possam chegar a aproximadamente R$ 40 milhões.
Os fatos sob investigação incluem possíveis crimes como abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.
As investigações prosseguem e a Polícia Federal afirma que a Operação Lesa Pátria é contínua, com atualizações regulares sobre o número de mandados judiciais emitidos e indivíduos detidos.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias.
*Com informações Midiamax