Segunda, 19 de Janeiro de 2026

Denúncias contra vereador de Dourados por discurso homofóbico são encaminhadas à Comissão de Ética

Representações foram feitas na Câmara Municipal e no Ministério Público de Mato Grosso do Sul após fala preconceituosa contra governador gaúcho

22/05/2024 às 11h48
Por: Tatiana Lemes
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O discurso do pastor e vereador Sérgio Nogueira (PP) ganhou destaque após ser alvo de denúncia do deputado federal Geraldo Resende (PSDB) nesta quarta-feira (22). Resende entrou com representações na Comissão de Ética do Legislativo municipal e no MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), argumentando que os ataques preconceituosos contra o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, afetam a população LGBTQIA+.

De acordo com Resende, a manifestação de Nogueira, que deixa de ser solidário à toda uma população com base na orientação sexual do governante, é considerada homofóbica e criminosa. Outra denúncia já havia sido feita na Comissão de Ética pelo vereador Diogo Castilho (PSDB), ressaltando a necessidade de uma resposta às falas discriminatórias.

O pronunciamento de Nogueira, feito durante sessão ordinária em 13 de maio, gerou críticas por sua abordagem em relação à administração do governador gaúcho em meio às enchentes no estado. Além de questionar a eficiência de Leite, o vereador fez ataques pessoais, referindo-se à sua orientação sexual.

A fala de Nogueira ganhou repercussão nas redes sociais, especialmente no Dia Internacional de Luta Contra à LGBTfobia. Internautas reagiram com indignação, relembrando pronunciamentos anteriores do vereador que sugeriram discriminação contra a comunidade LGBTQIA+.

A vereadora Tânia Cristina (PSDB) destacou a falta de humanidade nas palavras de Nogueira e lamentou o comentário frio e maldoso proferido por um representante eleito pelo povo. Diante da situação, a sociedade civil e membros do legislativo manifestaram repúdio às declarações do vereador, ressaltando a importância do respeito e da igualdade.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias. 

*Com informações Midiamax

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários