Sábado, 06 de Setembro de 2025
Publicidade

Governo de MS lança plataforma para monitoramento de incêndios florestais e anuncia reforços

Nova ferramenta visa aumentar transparência e eficiência nas operações de combate no Pantanal, enquanto reforços federais chegam para auxiliar

27/06/2024 às 12h21
Por: Tatiana Lemes
Compartilhe:
Fotos: Álvaro Rezende
Fotos: Álvaro Rezende

Nesta quinta-feira (27), o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul apresentou uma nova plataforma de dados para monitoramento e transparência das ações de combate aos incêndios florestais. A iniciativa, liderada pelo governador Eduardo Riedel e sua equipe, faz parte da Operação Pantanal 2024, que já completa 90 dias de intensa atividade no bioma.

O governador destacou a necessidade de uma abordagem coordenada e intensiva devido às condições climáticas adversas enfrentadas no Pantanal: "Começamos o planejamento no início do ano e estamos mais preparados do que nunca para enfrentar os incêndios deste ano, superando os desafios que encontramos em 2020".

Jaime Verruck, secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, ressaltou a severidade da situação atual, marcada por altos níveis de biomassa, seca prolongada e baixo volume de chuvas. Ele reforçou a proibição de queimadas controladas e a aplicação rigorosa de punições para aqueles que desrespeitarem a norma.

A diretora de Proteção Ambiental do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Tatiane Inoue, destacou a importância do monitoramento por satélite para direcionar as equipes no terreno de maneira eficiente, não apenas no Pantanal, mas em todo o estado.

O investimento estadual em equipamentos e ações de combate já totaliza R$ 50 milhões, incluindo aquisição de aeronaves Air Tractor, caminhões e veículos equipados para apoio operacional. Até o momento, 415 bombeiros militares foram mobilizados, apoiados por uma frota robusta de veículos e aeronaves.

Recentemente, o governo estadual solicitou apoio federal, resultando no envio de reforços como helicópteros do Ibama e aviões do ICMBio. A chegada de 82 militares da Força Nacional, prevista para os próximos dias, fortalecerá ainda mais as operações em curso.

Para manter a população informada e esclarecer dúvidas, o governo realizará transmissões ao vivo semanais diretamente do Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (Cicoe), no Parque dos Poderes, reforçando o compromisso com a transparência e a prestação de contas sobre o combate aos incêndios florestais no Pantanal.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários