A senadora Simone Tebet (MDB) embarcou de carona para São Paulo com petista Luiz Inácio Lula da Silva, nesta sexta-feira (23), em táxi aéreo.
Horas antes, Lula se reuniu com a senadora para oferecer a pasta do Meio Ambiente. Ela disse que aceitaria desde que a deputada eleita Marina Silva (Rede-SP) concordasse em assumir o novo cargo de Autoridade Climática.
O petista se encontrou com Marina em seguida, mas não houve acordo. Tanto Simone quanto Marina deixaram o hotel sem conversar com a imprensa, assim como Lula. Tudo continua indefinido.
De acordo com a equipe do petista, ele vai passar o feriado de Natal em São Paulo, retornará a Brasília na próxima segunda-feira, dia 26, pela manhã. Será uma semana de novos anúncios de ministros, conforme prometeu ao apresentar 16 futuros auxiliares.
Persiste o impasse sobre qual ministério Simone deverá assumir após o PT vetar o nome dela para comandar o Ministério do Desenvolvimento Social, entregue ao senador eleito Wellington Dias (PT), ex-governador do Piauí.
A senadora, porém, já disse não aceitar passar por cima de Marina, que foi ministra do Meio Ambiente no governo Lula, de 2003 a 2008. Marina não aceita o cargo de Autoridade Climática por considerá-lo muito técnico.
Diante do impasse, Lula chamou Simone para viajar com ele a São Paulo, na tentativa de encontrar outra solução.