O período de convenção para a definição de candidatos a prefeito e vereador começou neste sábado (20) em Campo Grande, e uma situação curiosa tem se destacado: a maioria dos pré-candidatos a prefeito ainda não anunciou quem será o vice. Os pré-candidatos que lideram as pesquisas para a Prefeitura de Campo Grande ainda estão avaliando pesquisas e fazendo negociações para definir a composição de suas chapas.
Adriane Lopes (PP), Beto Pereira (PSDB) e Rose Modesto (União) são os principais nomes na disputa pela Prefeitura, e todos estão em diferentes estágios de definição para a vaga de vice. Beto Pereira é o mais adiantado entre eles, com o Partido Liberal (PL) indicando que o vice será a ex-sub-comandante da Polícia Militar em Mato Grosso do Sul, Coronel Neidy. Ela deve se filiar ao PL para ocupar a posição de vice na chapa.
O União Brasil, partido de Rose Modesto, está caminhando para uma chapa pura, com a prefeita e o vice sendo do partido. Rose ainda aguarda a finalização de pesquisas para decidir entre possíveis candidatos, como o empresário Roberto Oshiro, que tem bom trânsito com o empresariado e a colônia japonesa, ou o vereador Alírio Villasanti, que ajudaria na aproximação com bolsonaristas.
A prefeita Adriane Lopes enfrenta uma situação mais complicada após a mudança de apoio de Jair Bolsonaro (PL), que trocou Tereza Cristina (PP) por Reinaldo Azambuja (PSDB) e Eduardo Riedel (PSDB). Sem o PL, Adriane e Tereza estão reavaliando a composição da chapa e tentam convencer o Capitão Contar (PRTB) a aceitar o posto de vice. Caso Contar não aceite, a coligação pode optar por um vice do próprio PP ou do Avante, partido que já confirmou aliança com Adriane para a eleição.
Os pré-candidatos Beto Figueiró (Novo), Ubirajara Martins (DC) e Professor André (PRD) ainda não divulgaram os nomes de seus vices.
Entre os que já definiram suas chapas, a pré-candidata do PT, Camila Jara, anunciou que terá Zeca do PT como seu vice. A convenção para oficializar a chapa será realizada neste sábado, o primeiro dia autorizado pela legislação eleitoral.
O pré-candidato da federação PSOL/Rede, Luso Queiroz, também já confirmou seu vice, sendo a servidora estadual Lya Santos (Rede).
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias.