Sábado, 09 de Novembro de 2024
Publicidade

Vereadora petista propõe incluir eventos LGBTQIAPN+ no calendário oficial de Campo Grande

Luiza Ribeiro quer oficializar a Parada da Cidadania e o Show da Diversidade, destacando a importância dos direitos LGBTQIAPN+

27/07/2024 às 08h44 Atualizada em 27/07/2024 às 11h05
Por: Tatiana Lemes
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Um novo Projeto de Lei, proposto pela vereadora Luiza Ribeiro (PT), visa inserir a Parada da Cidadania LGBTQIAPN+ e o Show da Diversidade no calendário oficial de eventos de Campo Grande. O PL 11.397/2024 foi protocolado na Câmara Municipal na última terça-feira (23).

Continua após a publicidade
Anúncio

De acordo com a parlamentar, os eventos serão celebrados anualmente no terceiro sábado do mês de julho. Ribeiro argumenta que a oficialização desses eventos é crucial para "destacar sua importância para a visibilidade e defesa dos direitos LGBTQIAPN+".

A vereadora classifica a Parada da Cidadania e o Show da Diversidade como "essenciais para a conscientização sobre a liberdade de orientação sexual e identidade de gênero, além de combater a LGBTfobia, promovendo uma sociedade mais justa e inclusiva".

Durante a 21ª edição da Parada da Cidadania e do Orgulho, uma bandeira com o tema LGBTQIA+ será erguida na Praça do Rádio Clube, conforme anunciado por Luiza Ribeiro.

A luta da ATMS pela visibilidade e direitos LGBTQIAPN+

A Associação das Travestis de Mato Grosso do Sul (ATMS), pioneira no movimento LGBTQ+ no estado, organiza a Parada da Cidadania e o Show da Diversidade desde 2001. Segundo Ribeiro, a celebração dos 20 anos da Parada, em 2023, reuniu mais de 3 mil pessoas, conforme estimativa da Guarda Civil Metropolitana. Os eventos foram interrompidos apenas durante a pandemia de COVID-19, em 2020 e 2021.

A ATMS desempenha um papel vital na defesa dos direitos de gays, lésbicas, travestis e transexuais, oferecendo orientação jurídica, promovendo o controle social das políticas públicas e encaminhando casos a outras instituições e órgãos públicos.

"Essa é uma luta que está longe de terminar, vislumbrando que nosso país possui em seu território déficit de políticas específicas, a nível estadual e federal, para a garantia de direitos e promoção da cidadania para a população LGBTQIAPN+. Portanto, a garantia da continuidade da execução da Parada da Cidadania LGBTQIAPN+ e Show da Diversidade em Campo Grande/MS é de suma importância para a promoção dos direitos de igualdade desta população e a conscientização da população em geral”, afirmou a vereadora Luiza Ribeiro.

Continua após a publicidade

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias. 

*Com informações Top Mídia News

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários