Na manhã desta quarta-feira (14), a Polícia Federal (PF) desencadeou uma operação na residência de Sandra Mara Volf Pedro Eustáquio, esposa do blogueiro bolsonarista Oswaldo Eustáquio, localizada no Lago Sul, em Brasília. A ação policial ocorre menos de 24 horas após a divulgação pública de uma decisão sigilosa do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, que envolvia a esposa e a filha adolescente do blogueiro.
A decisão de Moraes visava o bloqueio dos perfis de Sandra Mara e da jovem na rede social X, anteriormente conhecida como Twitter. Além disso, a filha do casal também havia sido alvo de um bloqueio de contas bancárias, determinado por Moraes com a alegação de que a conta estava sendo usada para transferir dinheiro ao blogueiro que se encontra foragido no exterior. Moraes afirmou que os fundos estavam ajudando Eustáquio a permanecer fora do alcance das autoridades brasileiras.
A operação de hoje contou com a presença de duas viaturas da PF, que chegaram ao local com o apoio da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e do Conselho Tutelar. A ação visa cumprir mandados relacionados ao inquérito dos atos antidemocráticos, do qual Oswaldo Eustáquio é um dos principais alvos e está foragido desde 2022.
Eustáquio, atualmente residindo na Espanha, solicitou proteção internacional ao governo espanhol, alegando que ele e seus filhos menores teriam sido alvo de tentativas de sequestro no Brasil. Caso o pedido seja aceito, o blogueiro passará a contar com assistência jurídica gratuita, suporte em saúde e a obtenção de documentos espanhóis como solicitante de proteção internacional.
O cenário é complexo e reflete a crescente tensão entre as autoridades brasileiras e os indivíduos envolvidos em investigações sobre atos antidemocráticos. Enquanto Eustáquio aguarda uma decisão sobre sua proteção internacional, as ações da PF e as medidas adotadas por Moraes continuam a destacar o impacto das investigações e o alcance das decisões judiciais no contexto político atual.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias.
*Com informações Metrópoles