
A primavera começou oficialmente neste domingo (22), trazendo consigo uma combinação alarmante de calor intenso e condições climáticas adversas. Ondas de calor afetam as regiões Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste, enquanto o Rio Grande do Sul está sob alerta para riscos de inundação, com previsão de chuvas volumosas até quarta-feira (25).
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), um alerta de onda de calor foi emitido para 11 estados, abrangendo áreas do Amazonas ao Rio Grande do Sul. As temperaturas podem ficar até 5ºC acima da média até esta terça-feira (23), com a umidade do ar reduzida em várias regiões, incluindo Centro-Oeste, partes do Nordeste, Norte e Sudeste, além do Paraná. Os índices de umidade devem oscilar entre 20% e 30%, aumentando o risco de incêndios florestais.
No Rio Grande do Sul, a previsão é de chuvas acumuladas de até 300 milímetros, o que equivale ao total de precipitações de junho e julho na região, meses tradicionalmente chuvosos. As áreas mais afetadas incluem a Campanha, Sul, Litoral Sul e Costa Doce, levando a Defesa Civil a emitir um alerta para a população. A situação requer atenção especial, dado o potencial de alagamentos e deslizamentos de terra nas regiões mais vulneráveis.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias.