Sexta, 18 de Outubro de 2024

Polícia do Rio prende médico envolvido em escândalo de transplantes com órgãos contaminados por HIV

Operação investiga falsificação de laudos em laboratório e já prendeu quatro pessoas; um paciente morreu após receber órgão infectado

14/10/2024 às 08h49
Por: Tatiana Lemes
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A Polícia Civil do Rio de Janeiro prendeu, nesta segunda-feira (14), o médico ginecologista Walter Vieira, sócio do laboratório PCS Lab Saleme, apontado pelo governo do estado como o responsável pelo erro que resultou em transplantes de órgãos contaminados por HIV. Pelo menos seis pacientes foram afetados, e um deles veio a óbito, com a causa da morte ainda sob investigação. Walter Vieira é tio do deputado federal Dr. Luizinho (PP).

Continua após a publicidade
Anúncio

A prisão faz parte da Operação Verum, que busca prender quatro pessoas envolvidas no esquema de falsificação de laudos médicos. Segundo a polícia, os documentos fraudados foram utilizados pelas equipes médicas, levando ao erro que causou a contaminação dos pacientes. Além das prisões, a Delegacia do Consumidor (Decon) cumpriu 11 mandados de busca e apreensão, incluindo um na sede do PCS Lab Saleme, em Nova Iguaçu, que precisou ser arrombada durante a ação.

As investigações indicam que o laboratório pode ter falsificado outros laudos, além dos emitidos no caso dos transplantes. A polícia segue realizando diligências para identificar todos os profissionais envolvidos no esquema, que serão responsabilizados de acordo com sua participação. Os envolvidos estão sendo investigados por crimes como falsidade ideológica, falsificação de documentos, associação criminosa, infração sanitária e crimes contra as relações de consumo.

O escândalo levanta sérias preocupações sobre os protocolos de segurança nos procedimentos médicos e a integridade dos processos laboratoriais, com repercussões tanto no sistema de saúde quanto no meio político.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias e sigua nossas redes sociais.

*Com informações Pleno News

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários