Nesta quinta-feira (24), o presidente do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, reforçou publicamente a intenção de acelerar o projeto de lei que anistia os presos dos atos de 8 de janeiro e de incluir o ex-presidente Jair Bolsonaro na lista, liberando-o para disputar as eleições presidenciais de 2026. Valdemar revelou que pretende se encontrar com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), já na próxima semana para discutir o avanço do projeto.
Em declarações ao portal R7, Valdemar destacou a urgência em mobilizar o apoio de Lira para garantir que a proposta de anistia ganhe tração ainda sob sua gestão. O presidente do PL pretende que a medida seja votada antes que o atual presidente da Câmara deixe o posto em fevereiro de 2025. Lira, contudo, negou qualquer encontro formal com Valdemar ou Bolsonaro.
A pressão política aumenta com o possível encontro entre Lira e Bolsonaro, que deverá ocorrer na residência oficial do presidente da Câmara em Brasília, conforme apurou a equipe do PL. Valdemar Costa Neto visa a articulação da base aliada para incluir Bolsonaro no projeto de anistia, medida que permitiria ao ex-presidente retomar a elegibilidade e fortalecer a oposição em 2026.
O cenário aponta para uma disputa acirrada nos bastidores, onde Valdemar aposta na rápida tramitação do projeto e no apoio de Lira.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias.