O Pix Agenda Recorrente já está funcionando a partir desta segunda-feira (28) em todas as instituições financeiras do Brasil. Com essa nova funcionalidade, os usuários poderão agendar transferências periódicas, como pagamentos a diaristas, terapeutas ou personal trainers, diretamente pelo sistema de pagamento instantâneo.
O serviço é voltado para transações que se repetem mensalmente e têm valores fixos, permitindo a realização de mesas, doações, aluguéis entre pessoas físicas e prestação de serviços recorrentes. Embora alguns bancos já ofereçam o recurso, agora ele se torna obrigatório para todas as instituições financeiras, proporcionando maior comodidade aos usuários.
Para agendar um pagamento recorrente, o cliente deve acessar o aplicativo do banco, clicar na opção de Pix e escolher a funcionalidade de agendamento recorrente. Em seguida, é necessário confirmar os termos da recorrência e autorizar o agendamento. Após a confirmação, os detalhes do agendamento e a periodicidade poderão ser visualizados.
Vale destacar que essa nova funcionalidade diferente do Pix Automático, que será lançada apenas em junho de 2025. O Pix Automático permitirá pagamentos às empresas e abrangerá contas de serviços públicos, assinaturas de serviços, mensalidades e outras obrigações financeiras, oferecendo ainda mais conveniência aos usuários . Com essa ferramenta, será possível autorizar débitos periódicos automaticamente, sem a necessidade de autenticação a cada transação.
Além disso, o Banco Central anunciou mudanças que entrarão em vigor a partir de 1º de novembro, aumentando a segurança do Pix e combatendo fraudes. Entre as principais alterações, estão os limites para novos usuários que utilizam o Pix em dispositivos desconhecidos. As transferências serão limitadas a R$ 200,00 por operação e a R$ 1.000,00 por dia até que o usuário confirme a propriedade do novo aparelho. Após essa confirmação, os limites normais de transação serão restaurados.
As mudanças prometem facilitar o dia a dia dos brasileiros, ao mesmo tempo em que garantem maior segurança nas transações.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias e siga nossas redes sociais.
*Com informações R7