Os Republicanos oficializa nesta terça-feira (29) a candidatura do deputado federal Hugo Motta, da Paraíba, à presidência da Câmara dos Deputados. Ele sucederá Arthur Lira (PP-AL) na eleição programada para fevereiro de 2025. A formalização ocorrerá em uma reunião na sede nacional do partido, em Brasília, com a presença do presidente nacional dos Republicanos e do atual primeiro vice-presidente da Câmara, Marcos Pereira (SP), e outros membros da bancada.
Atualmente, os Republicanos possuem 44 deputados federais e fazem parte do segundo maior bloco parlamentar da Câmara, que soma 147 membros, incluindo o PSD, MDB e Podemos. Motta entra na corrida pela presidência em um cenário que também conta com Elmar Nascimento (BA), líder do União Brasil, e Antonio Brito (BA), do PSD. Os dois concorrentes formaram uma aliança para apoiar um ao outro no segundo turno, dependendo de quem avançasse na disputa.
No dia 11 de setembro, Arthur Lira já havia sinalizado seu apoio a Motta, embora ainda não tenha formalizado essa posição. O União Brasil, liderado por Nascimento, tem 59 deputados federais, enquanto o PSD de Brito conta com 45. Juntos, eles formam o maior bloco parlamentar da Câmara, com 161 integrantes, abrangendo ainda partidos como PP, PSDB, Cidadania, PDT, Avante , Solidariedade e PRD.
Todos os candidatos estão em busca de apoio para fortalecer suas candidaturas. Na semana passada, Motta expressou otimismo quanto ao apoio do Partido dos Trabalhadores (PT), presidido por Luiz Inácio Lula da Silva. “É claro que temos que respeitar o tempo de cada partido, a dinâmica interna de cada um escolher qual opção irá caminhar junto na eleição da Câmara, mas o nosso diálogo tem sido constante”, destacou Motta, embora o PT ainda não tenha confirmado apoio a nenhum nome na disputa.
Para ser eleito presidente da Câmara, o candidato deve obter a maioria absoluta dos votos na primeira votação ou ser o mais votado no segundo turno. Após a escolha do novo presidente, serão apurados os votos para os demais membros da Mesa Diretora: dois vice-presidentes, quatro secretários e quatro suplentes.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias e siga nossas redes sociais.
*Com informações Gazeta Brasil