Segunda, 16 de Fevereiro de 2026

Campo Grande inicia testes de ônibus movidos a gás natural e avança em transporte público sustentável

Parceria entre Prefeitura, Governo e MSGás visa reduzir emissões e promover inovação na mobilidade urbana

30/10/2024 às 08h18
Por: Tatiana Lemes
Compartilhe:
Foto: Divulgação/PMCG
Foto: Divulgação/PMCG

Campo Grande deu um importante passo em direção à sustentabilidade no transporte público ao iniciar, nesta semana, os testes de um ônibus movido a Gás Natural Veicular (GNV). Fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal, Governo do Estado, MSGás e Consórcio Guaicurus, essa iniciativa coloca a capital sul-mato-grossense na liderança do Centro-Oeste na adoção de tecnologias que contenham a poluição, aumentem a eficiência e promovam o conforto dos usuários.

O modelo K 280 IB 4x2, fabricado pela Scania e já testado em cidades como São Paulo, Curitiba e Recife, transporta até 44 passageiros, incluindo pessoas com deficiência, e conta com ar-condicionado e câmbio automático, tornando as viagens mais silenciosas e . Os testes começarão na linha 082 - Aero Rancho - Shopping, em rotas planejadas pela Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), que escolheu o trajeto com base em suas vias amplas e terminais de atendimento adequados para o transporte coletivo.

Durante o período de testes, especialistas monitorarão o desempenho do veículo em diferentes condições para avaliar suas previsões técnicas, econômicas e ambientais, analisando desde o consumo de combustível até as emissões de poluentes. “Comemoramos hoje o início desses testes, que trarão grandes benefícios para Campo Grande, desde uma redução de 90% nas emissões de gases de efeito estufa até maior comodidade para os passageiros”, afirma Cristiane Schmidt, CEO da MSGás.

A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, ressaltou a relevância da ação: “Estamos liderando o Centro-Oeste com essa tecnologia, que garante um futuro mais sustentável e menos poluente para a nossa cidade.”

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias e siga nossas redes sociais.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Aposta na Competitividade: o Xadrez Fiscal de Riedel e o Futuro do MS
Política Há 3 semanas Em Mato Grosso do Sul

Aposta na Competitividade: o Xadrez Fiscal de Riedel e o Futuro do MS

Em meio à elevada carga tributária nacional, Mato Grosso do Sul se destaca como o estado com o menor ICMS do país. A decisão do governador Eduardo Riedel de não aumentar impostos rompe com a lógica arrecadatória tradicional e exige forte ajuste interno. Com cortes de gastos e investimentos estratégicos, o governo aposta no crescimento econômico como caminho para preservar a competitividade e o poder de compra da população, projetando um legado que ultrapassa o calendário eleitoral.
MS se destaca entre os estados que mais geraram empregos no país: análise e entrevista exclusiva com Wilton Acosta
Entrevista Há 3 meses Em Mato Grosso do Sul

MS se destaca entre os estados que mais geraram empregos no país: análise e entrevista exclusiva com Wilton Acosta

Com índice de desemprego entre os mais baixos do país, o Mato Grosso do Sul consolida-se como polo de geração de empregos — e o mérito da virada está mais no planejamento regional do que em ações do governo federal
Reforma de Riedel REORGANIZA Forças para 2026: Nova Disputa por Espaços e o Xadrez Político no MS
Política Há 3 meses Em Mato Grosso do Sul

Reforma de Riedel REORGANIZA Forças para 2026: Nova Disputa por Espaços e o Xadrez Político no MS

Ajustes estratégicos ganham força com a troca na Casa Civil, pressão por novos espaços, ascensão de Rose Modesto e a consolidação da dupla Azambuja-Contar no Senado que empurra Nelsinho Trad para a oposição.
Governo de Mato Grosso do Sul estende prazo do Refis e facilita renegociação de dívidas do ICMS
Refis Há 3 meses Em Mato Grosso do Sul

Governo de Mato Grosso do Sul estende prazo do Refis e facilita renegociação de dívidas do ICMS

Contribuintes poderão aderir ao programa até 15 de dezembro e parcelar débitos em até 36 vezes, com condições especiais para o setor agropecuário e inscritos na Dívida Ativa