Segunda, 22 de Dezembro de 2025

Bolsonaro confirma acordo para Marcos Pontes como vice de Alcolumbre na disputa pela presidência do Senado

Ex-presidente Jair Bolsonaro anunciou que a chapa com Davi Alcolumbre e Marcos Pontes deve ser oficializada para a eleição de fevereiro de 2025, com apoio de diversos partidos

07/11/2024 às 13h11
Por: Tatiana Lemes
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O ex-presidente Jair Bolsonaro revelou nesta quarta-feira (6) que está sendo construído um acordo para que o senador Marcos Pontes (PL-SP) ocupe a vice-presidência na chapa de Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) para a eleição da presidência do Senado, prevista para fevereiro de 2025. Em entrevista para um canal nas redes sociais, Bolsonaro afirmou que o acordo está "quase certo", ressaltando a importância da aliança, especialmente para o PL, que atualmente não tem comissões e enfrenta dificuldades para convocar ministros.

"Está quase certo. Conversamos com o Alcolumbre e alguns acham que não pode conversar com ele, mas, e então? Quem vamos conversar? São os senadores que vão votar. E a gente tem a primeira vice-presidência, que ajuda a definir a pauta ou define a pauta na ausência do presidente", declarou Bolsonaro, enfatizando a estratégia de fortalecer a bancada do PL na disputa.

A candidatura de Alcolumbre à presidência do Senado já conta com o apoio de ao menos seis partidos, somando 38 votos. O senador do Amapá já garantiu o apoio oficial de partidos como União Brasil, PDT, PSB, PP e PL, além de trabalhar para angariar a adesão do PT, com nove senadores. Apesar de a bancada do Republicanos ainda não ter formalizado o apoio, a legenda também está alinhada com a candidatura.

O atual presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, também declarou seu apoio a Alcolumbre, com quem teve um forte vínculo político em seus mandatos. O PSD, maior bancada da Casa, com 15 parlamentares, ainda precisa reunir-se para deliberar sobre o tema. "A minha posição é clara. Eu tenho uma preferência pessoal, como senador por Minas Gerais e até como presidente do Senado, de apoio ao ex-presidente Davi", afirmou Pacheco.

A eleição para a Mesa Diretora do Senado acontecerá em fevereiro de 2025, e, além do presidente, os senadores elegerão dois vice-presidentes, quatro secretários titulares e quatro suplentes. O processo de escolha é realizado internamente, entre os parlamentares, e será decisivo para definir o rumo político do Senado nos próximos anos.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias.

*Com informações R7 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários