
A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul agora poderá enviar notificações e intimações oficiais por meio do WhatsApp, uma medida inovadora que promete reduzir custos com deslocamentos e acelerar as investigações. A portaria, publicada hoje (22) no Diário Oficial do Estado, regulamenta a implementação dessa tecnologia nas comunicações da instituição.
A decisão segue as diretrizes do termo de cooperação mútua assinado em 2022 entre o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) e a Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). A medida permitirá que endereços eletrônicos e números de telefone celular sejam registrados, garantindo maior eficiência na comunicação entre a Polícia Civil e a população.
A portaria também estabelece que as delegacias de polícia devem usar contas de WhatsApp padronizadas, com foto oficial da unidade e brasão da Polícia Civil de MS, para enviar as mensagens. As notificações incluirão detalhes como o nome e cargo do policial, número do boletim de ocorrência, unidade policial responsável, além do teor da comunicação e, se necessário, informações sobre o comparecimento da pessoa intimada.
Além disso, a Polícia Civil de MS alerta que não solicitará dados pessoais, bancários ou sigilosos por meio de mensagens eletrônicas ou redes sociais. A intimação será considerada válida assim que a mensagem for lida, ou quando houver outra forma de confirmação que comprove o recebimento da comunicação.
Com essa nova medida, a expectativa é de maior agilidade nos processos, beneficiando tanto as investigações quanto a população, ao reduzir a necessidade de deslocamentos para notificações formais.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias.
*Com informações Campo Grande News