Sábado, 06 de Setembro de 2025
Publicidade

PT se compromete com revisão fiscal, mas Gleisi Hoffmann crítica reação do mercado

Ministro Alexandre Padilha reafirma apoio do PT ao pacote fiscal, enquanto presidente da sigla aponta especulação contra o Brasil e cortes críticos

28/11/2024 às 12h10
Por: Tatiana Lemes
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O Partido dos Trabalhadores (PT) declarou, por meio de declarações do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, seu “absoluto comprometimento” com a revisão da proposta fiscal pelo governo federal. Em entrevista nesta quinta-feira (28), Padilha destacou que a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, já manifestou apoio às medidas anunciadas, especialmente o esforço fiscal e as propostas de contenção de despesas.

A manifestação de Hoffmann, feita nas redes sociais, chamou a atenção para a ocorrência do mercado financeiro às novas propostas do governo. A deputada criticou a especulação negativa contra o Brasil, apontando que, enquanto o mercado oferece cortes, a resposta do governo foi apresentar medidas fiscais que preveem economizar R$ 70 bilhões nos próximos dois anos, e uma reforma da renda que se propõe a ser socialmente justa e fiscalmente neutra. Em um texto na rede social X, Gleisi destacou o impacto da ocorrência do mercado, com o dólar subindo após o anúncio do pacote.

No entanto, o presidente do PT também tem sido crítico em relação a alguns aspectos das medidas, como a política de juros e os cortes previstos no orçamento público, especialmente em áreas como saúde e educação. Gleisi já havia manifestado seu descontentamento com as propostas que afetavam os benefícios sociais, como o abono salarial e o seguro-desemprego, que, segundo ela, prejudicavam os trabalhadores e os mais pobres.

O pacote fiscal do governo, anunciado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, inclui mudanças no abono salarial e a redução do número de beneficiários, o que gerou debate interno dentro do PT. Apesar disso, o partido se mantém alinhado com o objetivo de equilibrar as contas públicas, buscando uma solução que combine responsabilidade fiscal e justiça social.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias. 

*Com informações Metrópoles

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários