Sábado, 06 de Setembro de 2025
Publicidade

Governo Lula exonera três ministros em meio à negociação de emendas no Congresso

A manobra ocorre enquanto o governo busca apoio para o pacote fiscal e negocia com o Legislativo em um momento decisivo para o orçamento de 2024

03/12/2024 às 10h29
Por: Tatiana Lemes
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) surpreendeu nesta terça-feira (3) ao exonerar três ministros em plena fase de apresentação de emendas no Congresso Nacional. Carlos Fávaro (Agricultura), André Fufuca (Esporte) e Celso Sabino (Turismo) foram afastados de seus cargos, mas a medida parece estar diretamente ligada à movimentação de emendas parlamentares e ao jogo político necessário para garantir apoio nas votações.

A decisão ocorre após o Supremo Tribunal Federal (STF) liberar novamente a prática das emendas parlamentares, um poderoso instrumento de negociação entre os Poderes. Com R$ 5,4 bilhões ainda disponíveis em emendas de comissão, o governo de Lula se prepara para manobras estratégicas, principalmente na análise da Lei Orçamentária Anual (LOA) e da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Em paralelo, o governo também corre contra o tempo para aprovar sua proposta de corte de gastos, que visa economizar R$ 327 bilhões entre 2025 e 2030.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias. 

*Com informações Metrópoles

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários