Terça, 11 de Novembro de 2025

Alerta de chuvas intensas emite avisos para 16 Estados e DF

Inmet prevê chuvas fortes e ventos de até 100 km/h, com risco de alagamentos e quedas de árvores; recomendações incluem evitar áreas com risco de descargas elétricas e estacionar perto de torres

12/12/2024 às 11h31 Atualizada em 12/12/2024 às 11h54
Por: Tatiana Lemes
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta quinta-feira (12) três alertas de chuvas intensas que afetam grande parte do país. Os avisos, que abrangem 16 estados e o Distrito Federal, indicam condições de tempo severo com diferentes intensidades, classificadas como “Perigo” e “Perigo Potencial”.

O alerta de “Perigo”, representado pela cor laranja, inclui os estados do Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Rondônia, além do Distrito Federal. Nesses locais, a previsão é de chuvas entre 30 e 60 mm/h, acompanhadas de ventos fortes de até 100 km/h. O Inmet recomenda que as pessoas não se abrigem debaixo de árvores, devido ao risco de quedas e descargas elétricas. Também é orientado que veículos não sejam estacionados próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Além disso, o Inmet emitiu dois alertas de “Perigo Potencial” (cor amarela) para os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, São Paulo e Tocantins, assim como o Distrito Federal. Nessas áreas, são esperados ventos intensos e o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores e alagamentos. O órgão também alerta para o perigo de descargas elétricas.

A recomendação do Inmet é que a população tome as devidas precauções e se mantenha informada sobre a evolução das condições meteorológicas nas regiões afetadas.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários