Quarta, 02 de Julho de 2025

Acolhe Saúde começa hoje em Campo Grande: Encontro estratégico para transformar a gestão do SUS em MS

Gestores, especialistas e autoridades se reúnem para discutir os principais desafios e soluções para a saúde pública no estado

25/02/2025 às 09h55
Por: Tatiana Lemes
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Inicia hoje, em Campo Grande, o evento Acolhe Saúde, que se estende até o dia 27 de fevereiro, reunindo gestores municipais, técnicos da SES (Secretaria de Estado de Saúde) e outras autoridades do setor para debater os maiores desafios e as oportunidades da saúde pública no estado de Mato Grosso do Sul. O encontro, realizado no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, abordará temas cruciais, como judicialização, financiamento do SUS, regulação, saúde digital, entre outros, com o objetivo de aprimorar a gestão pública de saúde e fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) no estado.

A programação está repleta de painéis e mesas-redondas que focam em áreas-chave da gestão pública de saúde. Entre os destaques, estão discussões sobre a gestão de contratos, auditoria como ferramenta de governança e a organização de redes de atenção à saúde, assuntos que visam não apenas melhorar a administração do SUS, mas também otimizar a eficiência dos serviços prestados à população. Especialistas renomados da área, juntamente com autoridades locais, compartilharão experiências e apresentarão estratégias para aprimorar o atendimento à comunidade.

Além dos painéis, o evento contará com dois estandes da SES, que oferecerão atendimento individualizado aos gestores municipais. Técnicos especializados estarão disponíveis para fornecer suporte em questões como arboviroses, saúde digital, atenção hospitalar e atenção primária à saúde. Esta estrutura visa resolver demandas específicas de cada município, promovendo a troca de soluções práticas para os desafios enfrentados no dia a dia da gestão pública de saúde.

"Preparamos uma programação detalhada e estratégica para oferecer aos gestores informações essenciais para uma gestão eficaz. Com o apoio de todas as instituições envolvidas, o Acolhe Saúde marcará o início de um diálogo contínuo e estruturado, que vai fortalecer o suporte, o monitoramento e o acompanhamento dos gestores durante toda a sua gestão", destacou a secretária-adjunta da SES, Crhistinne Maymone.

Neste ano, o evento ganha reforço da SES e do Governo do Estado, com a participação ativa no programa, além do Cosems-MS, que tradicionalmente organiza o evento para orientar os novos secretários de saúde. O encontro começa às 12h com o credenciamento dos participantes e segue com uma intensa programação, que inclui palestras e debates com representantes do Conasems, Conass, SES e outros órgãos de destaque.

Às 18h30, ocorre a cerimônia de abertura, que contará com a presença do governador Eduardo Riedel, do secretário de Estado de Saúde e de autoridades de todos os municípios do estado. O evento se configura como um marco no fortalecimento do SUS em Mato Grosso do Sul, unindo esforços para melhorar a qualidade da saúde pública no estado.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias e siga nossas redes sociais. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários