
A partir de 28 de fevereiro, o Brasil se prepara para enfrentar mais uma onda de calor extremo, que deve durar até o dia 6 de março. De acordo com o Climatempo, o Sudeste e o Centro-Oeste serão as regiões mais afetadas, com o Carnaval sendo marcado por temperaturas muito acima da média. O fenômeno será causado por um sistema de alta pressão atmosférica, que intensifica a circulação de ar e impede a formação de nuvens, resultando em um aumento nas temperaturas.
Esta é a quinta onda de calor que o país enfrentará em 2025, com regiões como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, parte de Goiás e Mato Grosso do Sul registrando temperaturas entre 5°C a 7°C mais altas do que a média de março. Goiás, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal também enfrentarão uma elevação de 3°C a 5°C nas temperaturas.
Especialistas alertam para a necessidade de cuidados redobrados durante o período, com recomendações para manter a hidratação, evitar exposição solar prolongada e realizar atividades físicas somente nas primeiras horas da manhã ou no final da tarde. Além disso, a atenção deve ser ampliada para grupos mais vulneráveis, como idosos e crianças, que estão mais suscetíveis aos efeitos do calor intenso.
Essa será a segunda onda de calor que atingirá o Sudeste e Centro-Oeste este ano e o quarto evento climático que impacta a região Sul. A situação exige atenção constante, principalmente durante o Carnaval, quando o calor poderá agravar os riscos para a saúde.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias.