Domingo, 09 de Novembro de 2025

Inmet emite alertas de perigo para regiões de chuvas intensas em diversas regiões do Brasil

Tempestades e ventos fortes podem atingir Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul; risco de alagamentos e queda de energia elétrica até sexta-feira (28)

27/02/2025 às 11h18
Por: Tatiana Lemes
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta quinta-feira (27) dois alertas de perigo devido às condições adversas que afetaram diversas regiões do Brasil. Os alertas abrangem quatro regiões do país: Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul, com previsão de chuvas intensas, ventos fortes e risco de danos.

O primeiro alerta se refere à possibilidade de tempestades em quase todo o estado de Santa Catarina, além de parte do Rio Grande do Sul e sul do Paraná. O alerta é válido até a madrugada de sexta-feira (28) e prevê chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia. Além disso, ventos intensos, com velocidades entre 60 e 100 km/h, e a possibilidade de queda de granizo são esperados.

O segundo alerta, válido até as 10h de sexta-feira (28), prevê chuvas intensas e afetando os estados de Mato Grosso, Pará, Tocantins, Maranhão e uma pequena parte de Goiás. Há expectativa de chuvas de 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia, acompanhadas por ventos fortes de até 100 km/h. A previsão também inclui riscos de corte de energia elétrica, alagamentos, queda de galhos de árvores e descargas elétricas.

Além desses alertas de perigo, o Inmet também emitiu avisos de perigo potencial para outras áreas do Brasil. Em Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, o alerta de tempestades inclui chuvas entre 20 e 30 mm/ventos de 40 a 60 km/h. Já o alerta de chuvas intensas abrange estados como Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás, Mato Grosso, Rondônia, Acre, Amazonas, Pará, Macapá, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco. Para essas áreas, a previsão é de chuvas de 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos de até 60 km/h.

A população das regiões afetadas deve ficar atenta às condições climáticas e tomar precauções, especialmente em áreas propensas a alagamentos, quedas de árvores e interrupções no fornecimento de energia elétrica.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias e siga nossas redes sociais. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários