Sexta, 23 de Janeiro de 2026

EUA preparam sanções contra Moraes e autoridades brasileiras em alerta vermelho

Trump e Elon Musk articulam medidas que podem impactar Judiciário e governo brasileiro em escala global

18/03/2025 às 09h08
Por: Tatiana Lemes
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O governo dos Estados Unidos está em vias de lançar um "pacotão" de sanções com repercussões graves para autoridades brasileiras. A medida, articulada por auxiliares do ex-presidente Donald Trump na Casa Branca, tem Alexandre de Moraes, ministro do STF, como principal alvo, mas pode se estender a outros ministros, juízes, o procurador-geral da República Paulo Gonet, e delegados da Polícia Federal.

O argumento central da Casa Branca é que a derrubada de perfis de redes sociais com base em decisões de Moraes representou uma violação de direitos humanos e abuso de poder para favorecer grupos políticos. A aplicação da Lei Magnitsky foi sugerida por Elon Musk, empresário e dono da rede social X, que ocupa atualmente o cargo de chefe do Departamento de Eficiência Governamental dos EUA.

Se implementada, a medida resultará na revogação de vistos e na proibição de negócios nos EUA para os alvos das sanções. Além disso, a proposta estipula um prazo de 120 dias para o Departamento de Estado identificar outras autoridades brasileiras ligadas a decisões semelhantes.

A expectativa da Casa Branca é de que as sanções forcem um recuo do STF, mas ministros da Corte rejeitam a possibilidade de mudança de postura. Para eles, a derrubada de perfis foi necessária diante de discursos que extrapolaram os limites da liberdade de expressão.

O texto ainda será submetido ao aval de Trump, que poderá ajustar a redação antes de oficializá-lo. A iniciativa, vista como uma tentativa de exercer pressão política e institucional, tem potencial de acirrar tensões entre os dois países e abrir precedentes no uso de sanções internacionais.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias e siga nossas redes sociais. 

*Com informações Metrópoles

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Escalada EUA–Venezuela: tensão cresce e clima de pré-operação militar domina o fim de semana
Venezuela x EUA Há 2 meses Em Internacional

Escalada EUA–Venezuela: tensão cresce e clima de pré-operação militar domina o fim de semana

Alerta aéreo, movimentação naval americana e sinais de guerra psicológica elevam o risco de uma operação ativa; oposição venezuelana observa e calcula seus próximos passos
Avião da Embraer com ministro a bordo pega fogo no Congo e liga alerta Internacional
Acidente Há 2 meses Em Internacional

Avião da Embraer com ministro a bordo pega fogo no Congo e liga alerta Internacional

O Jato Embraer ERJ-145, operado pela Airjet Angola, saiu da pista e pegou fogo durante o pouso em Kolwezi, na República Democrática do Congo, com o ministro da Mineração, Louis Watum Kabamba, e membros de sua equipe a bordo. Todos conseguiram evacuar antes que as chamas tomassem a aeronave. Autoridades investigam as causas do grave incidente, que repercute no setor aéreo internacional. Avião da Embraer com Ministro a Bordo Pega Fogo no Congo; Todos Sobrevivem
Chile define segundo turno e redesenha o mapa ideológico da região
Política Há 2 meses Em Internacional

Chile define segundo turno e redesenha o mapa ideológico da região

Primeiro turno mostrou uma forte fragmentação — a soma das candidaturas de direita dominou a disputa e deixa Kast em posição de favorito rumo ao segundo turno em 14 de dezembro. O resultado reposiciona a região ideologicamente e acende o debate sobre união das direitas e capacidade de coalizão da esquerda
Relações entre Brasil e Moçambique fazem 50 anos e Lula viaja ao país
Internacional Há 2 meses Em Internacional

Relações entre Brasil e Moçambique fazem 50 anos e Lula viaja ao país

Intercâmbio comercial os países foi de US$ 40,5 milhões em 2024