A fumaça branca emitida pela chaminé da Capela Sistina e o toque dos sinos no Vaticano, nesta quinta-feira (8), confirmaram ao mundo a escolha do novo papa. O nome do sucessor de Francisco, que será o 267º pontífice, deve ser anunciado em breve, seguindo o tradicional protocolo da Igreja Católica.
O conclave para a escolha do líder máximo da Igreja teve início na quarta-feira (7), reunindo 133 cardeais eleitores em completo isolamento. Para ser eleito, o novo papa precisou alcançar o mínimo de 89 votos, número que representa dois terços do colégio cardinalício.
A cerimônia que oficializa o resultado segue a tradição milenar da Igreja Católica. Após a fumaça branca, o novo pontífice será apresentado na varanda central da Basílica de São Pedro, ao som da proclamação “Habemus Papam” (“Temos um papa”).
O processo de escolha foi intensificado após a morte do Papa Francisco, em 21 de abril. Francisco, ou Jorge Bergoglio, marcou a história como o primeiro pontífice latino-americano e assumiu o papado após a renúncia de Bento XVI, em 2013.
Durante o conclave, os cardeais votaram até que se chegasse a um consenso. No caso de empates sucessivos, o procedimento inclui momentos de oração e reflexões para auxiliar na tomada de decisão. A queima dos votos, com emissão de fumaça preta ou branca, simboliza ao mundo o progresso do processo.
O nome do novo papa deve trazer direcionamento e inspiração para os mais de 1,3 bilhão de fiéis ao redor do mundo, marcando o início de um novo capítulo na história da Igreja Católica.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias e siga nossas redes sociais.
*Com informações Metrópoles