A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (22), a Operação Panaceia, com o objetivo de desmantelar uma organização criminosa responsável pela falsificação de diplomas de curso superior em enfermagem. As ações ocorreram em Eldorado e Miranda, municípios de Mato Grosso do Sul, onde os suspeitos foram localizados.
O esquema permitia que os envolvidos obtivessem registro profissional no Conselho Regional de Enfermagem (COREN-MS) com documentos falsos, o que possibilitou sua atuação irregular em unidades de saúde pública no estado.
Além de expor pacientes a riscos, a prática comprometeu a credibilidade dos serviços de saúde pública. Durante a operação, a PF apreendeu documentos e dispositivos eletrônicos que devem ajudar a identificar outros membros da organização e comprovar as atividades ilegais.
Os investigados enfrentam acusações que incluem:
Falsificação de documento público
Uso de documento falso
Falsidade ideológica
Exercício ilegal da profissão
Estelionato
Organização criminosa
A investigação continua para assegurar a responsabilização de todos os envolvidos e fortalecer a fiscalização em registros profissionais, especialmente no setor de saúde.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias e siga nossas redes sociais.
*Com informações Investiga MS