Os Hospitais Universitários de Campo Grande e Dourados promovem neste sábado (5) um grande mutirão de saúde para atender pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde). Juntos, o Humap-UFMS (Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian) e o HU-UFGD (Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados), vinculados à Rede Ebserh, vão realizar 246 procedimentos em um único dia.
O chamado “Dia E” integra uma estratégia nacional coordenada pela Ebserh em parceria com o Ministério da Educação (MEC), com apoio direto do programa “Agora Tem Especialistas”, criado pelo governo federal para acelerar o atendimento de especialidades médicas e reduzir as longas filas do SUS. Em todo o país, já foram realizados 166 mutirões apenas em 2024.
Entre os procedimentos que serão oferecidos estão cirurgias eletivas, como tratamento de hérnias inguinais e umbilicais, postectomia, orquidopexia, endoscopia e a retirada de câncer de pele com reconstrução imediata em lesões suspeitas ou já diagnosticadas na face.
A expectativa é que a ação traga impacto direto no tempo de espera por atendimentos especializados em Mato Grosso do Sul, desafogando a demanda acumulada e garantindo agilidade no acesso a exames, cirurgias e diagnósticos.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias.