Em agosto de 2025, Campo Grande vai sediar, pela primeira vez fora de Brasília, o maior encontro nacional de prefeitas do Brasil. Batizado de “Elas Governam”, o evento integra as comemorações pelos 126 anos da Capital e reunirá lideranças femininas de todo o país para discutir caminhos concretos rumo a uma gestão pública mais inclusiva e igualitária.
A articulação do evento partiu da prefeita Adriane Lopes, primeira mulher eleita para governar a cidade e atual 3ª vice-presidente da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP). A iniciativa representa um marco para o fortalecimento da presença feminina na política e na gestão municipal brasileira.
Apesar de as mulheres representarem a maioria da população, menos de 15% das prefeituras no país são comandadas por elas. Esse cenário motivou a criação da Comissão Permanente de Prefeitas, que promove a troca de experiências e o fortalecimento de políticas públicas com olhar feminino.
Durante o encontro, serão discutidos temas como:
valorização do trabalho de cuidado (majoritariamente exercido por mulheres),
empreendedorismo feminino e inclusão social,
justiça climática com perspectiva de gênero,
e orçamentos públicos mais sensíveis às desigualdades.
A programação conta com o apoio de entidades como ONU Mulheres, Instituto Alziras, Sebrae e o governo federal, por meio do programa +Iguais, financiado pela Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).
Além de dar protagonismo à capital sul-mato-grossense no debate sobre equidade, o evento pretende formar uma rede nacional de apoio entre mulheres no poder, impulsionando projetos que reflitam a diversidade e fortaleçam a democracia em suas bases.
Com essa agenda, Campo Grande não apenas comemora seu aniversário, mas também assume um papel histórico como epicentro da transformação feminina no poder público brasileiro.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias e siga nossas redes sociais.
*Com informações A Crítica