O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que, se for necessário, o Congresso Nacional poderá ser convocado extraordinariamente durante o recesso parlamentar [nas próximas duas semanas] para apreciar matérias que exijam autorização legislativa e que estejam relacionadas ao tarifaço imposto pelo presidente americano, Donald Trump. Motta deu a declaração em entrevista à TV Câmara nesta quarta-feira (16).
“Penso que as conversas ainda estão no período inicial, estão sendo capitaneadas pelo Poder Executivo, e estamos prontos para agir. Aquilo que precisar da ação do Congresso, não tenho dúvidas, será feito – mesmo no período em que as atividades estão paralisadas. Se necessário, vamos convocar extraordinariamente para qualquer decisão que necessite de autorização legislativa, para responder com agilidade, responsabilidade e firmeza”, disse Motta.
Ele reafirmou que o papel do Congresso é defender a soberania nacional, protegendo a indústria brasileira com diálogo diplomático, "sem negociar a nossa soberania e a nossa institucionalidade”, afirmou.