No mês do aniversário de 126 anos de Campo Grande, a cidade ganhará uma importante inovação na segurança pública: o lançamento do aplicativo Proteja Mais, que promete aproximar a população da Guarda Civil Metropolitana (GCM) com um simples toque no celular.
Desenvolvido pela Agetec (Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação), o app reúne várias funcionalidades em uma única plataforma, com foco em diferentes áreas: Proteja Mais Mulher, Saúde, Educação e CG. A grande novidade, porém, está na inclusão de um “botão do pânico” exclusivo para mulheres em situação de risco, que permitirá o pedido de socorro sem necessidade de deslocamento até a Casa da Mulher Brasileira.
“Hoje temos claro o quanto a resposta rápida é importante na violência contra a mulher. O aplicativo vai tornar essa ajuda mais fácil e instantânea”, destacou Cristine Pilger, diretora de Desenvolvimento e Gestão de Sistemas da Agetec.
O diretor-executivo da Agetec, Rodrigo Lauletta, explicou que a ferramenta é uma evolução do antigo app Educação Segura, que já funcionava em escolas. “Agora, com o Proteja Mais, a proteção foi ampliada para toda a cidade, com acionamento direto da GCM por georreferenciamento”, explicou.
O sistema permitirá que todos os chamados – feitos em escolas, unidades de saúde ou por mulheres em perigo – sejam integrados em um único painel, facilitando a gestão e a resposta imediata da GCM, que poderá acionar a viatura mais próxima.
Além da atuação direta, o aplicativo também servirá como instrumento de inteligência. Os dados de georreferenciamento vão permitir à Prefeitura mapear as regiões com maior incidência de ocorrências e, com isso, planejar ações mais eficazes de prevenção e segurança.
Com o Proteja Mais, a capital sul-mato-grossense dá mais um passo na direção de uma cidade conectada, inteligente e, sobretudo, mais protegida.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias.
*Com informações Midiamax