O prefeito de Selvíria, Jaime Ferreira, exonerou nesta quarta-feira o Secretário Municipal de Saúde, Edgar Barbosa dos Santos, afastado ontem durante a Operação Rastro Cirúrgico, deflagrada pela Polícia Federal. A adjunta Dalila Flavia Barbosa Rodrigues assume interinamente o cargo.
A operação da PF investiga crimes de peculato, apropriação e desvio de recursos públicos, além de fraude em licitações e contratos administrativos, envolvendo recursos do Sistema Único de Saúde (SUS). Foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão em Selvíria, Aparecida do Taboado e São José do Rio Preto, com medidas cautelares de sequestro, arresto e bloqueio de bens no valor de R$ 5 milhões para cada investigado. Também houve afastamento das funções públicas e proibição de contratar com o poder público.
A investigação identificou indícios de superfaturamento e sobrepreço, contratos duplicados sem publicação nos portais de transparência e até uma clínica contratada que não existia. O nome da operação faz referência à falta de vestígios dos procedimentos cirúrgicos, que deveriam deixar registros médicos, mas que não foram encontrados em auditorias e inspeções técnicas.
Os investigados podem responder por peculato, fraude em licitação, lavagem de dinheiro e associação criminosa, com penas que variam de 10 a 33 anos de reclusão, de acordo com a gravidade dos crimes apurados.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias e siga nossas redes sociais.
*Com informações Investiga MS