Sábado, 16 de Agosto de 2025

Riedel amplia negociações e fortalece mercado japonês de carnes para Mato Grosso do Sul

Governador e comitiva avançam em parcerias estratégicas e reforçam integração entre governo e setor privado

13/08/2025 às 12h30
Por: Tatiana Lemes
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A comitiva sul-mato-grossense concluiu no Japão a segunda etapa da Missão Ásia, reforçando esforços para ampliar a presença das carnes bovina e suína do Estado no mercado internacional. Antes de seguir para Singapura, última parada da viagem iniciada na Índia, o governador Eduardo Riedel (PSDB) avaliou os resultados da missão junto a membros da delegação, incluindo o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia, Jaime Verruck.

Riedel destacou os avanços conquistados. “Conseguimos abrir novos caminhos para aumentar a competitividade da carne sul-mato-grossense e gerar mais emprego e renda no Estado. Estou confiante nos resultados dessas negociações”, afirmou.

Segundo Verruck, há possibilidades concretas de habilitar frigoríficos do Estado para exportar carne bovina a partir de novembro, após análise do Ministério da Agricultura. Já a carne suína ganha força no Japão graças à certificação de status livre de aftosa, ampliando significativamente a inserção do produto no mercado asiático.

O deputado estadual Gerson Claro (PP), presidente da Assembleia Legislativa, reforçou que a imagem de Mato Grosso do Sul como Estado moderno e propício a investimentos é um diferencial para atrair negócios. Ele ressaltou ainda a integração entre Executivo, Legislativo e setor privado como fator que aumenta a confiança de investidores estrangeiros.

Durante a visita, a comitiva participou da Expo Osaka 2025 e manteve encontros com grandes empresas japonesas, como Sumitomo e Mitsui, além de autoridades governamentais e o embaixador brasileiro no Japão, Octávio Henrique Dias Garcia Côrtes, discutindo comércio, investimentos e cooperação estratégica para o desenvolvimento do Estado.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias e siga nossas redes sociais. 

*Com informações Folha CG

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários