A senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS) está entre as vítimas da Operação Assédio, deflagrada nesta terça-feira (9) pela Polícia Federal em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. O alvo principal é um suspeito de ameaças diretas e perseguição sistemática, configurando violência política de gênero.
Segundo a PF, o investigado ameaçou Soraya de forma explícita, afirmando que “quebraria apenas quatro costelas” da senadora. Ele está proibido de acessar a internet, manter contato com a parlamentar ou deixar a Região Metropolitana do Rio de Janeiro sem autorização judicial.
A investigação aponta que as ações do suspeito têm como objetivo intimidar, constranger e prejudicar o exercício das funções públicas da senadora, reforçando a gravidade da violência política de gênero no país. O caso de Soraya chegou a ser comunicado à Polícia Legislativa e à Advocacia do Senado em fevereiro do ano passado, após o envio de um e-mail ameaçador intitulado “faixa preta”.
A PF destacou que a operação é parte do esforço nacional de enfrentamento à violência política contra mulheres, reforçando a necessidade de medidas preventivas e proteção rigorosa às parlamentares, frente a ataques que buscam silenciá-las e ameaçar a democracia.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias e siga nossas redes sociais.
*Com informações Metrópoles