Terça, 14 de Outubro de 2025

Amin homenageia professores e pede revisão de IR de aposentados da Petrobras

Em pronunciamento no Plenário nesta terça-feira (14), o senador Esperidião Amin (PP-SC) homenageou os professores, cujo dia é celebrado na quarta (...

14/10/2025 às 17h16
Por: WK Notícias Fonte: Agência Senado
Compartilhe:
 - Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado
- Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

Em pronunciamento no Plenário nesta terça-feira (14), o senador Esperidião Amin (PP-SC) homenageou os professores, cujo dia é celebrado na quarta (15), e reiterou que a educação é o caminho para o desenvolvimento nacional. Ele destacou o papel de Leonor de Barros, sua alfabetizadora, como exemplo de dedicação e lembrou que o país deve muito ao esforço de profissionais que garantem oportunidades às novas gerações.

— O melhor para o nosso futuro só pode vir pela e da educação. Tive o privilégio de ser alfabetizado por D. Leonor de Barros, irmã da grande brasileira Antonieta de Barros, esta que foi a primeira parlamentar brasileira e que despontou no cenário de Santa Catarina como um dos grandes nomes da nossa história e está no panteão dos heróis brasileiros — ressaltou.

O senador também comentou a presença do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) nesta quarta para debater o projeto que isenta do Imposto de Renda quem recebe até R$ 5 mil por mês. Amin defendeu a inclusão de uma emenda no PL 1.087/2025 para isentar parte do desconto de IR de aposentados e pensionistas da Petrobras obrigados a pagar contribuições adicionais para a Fundação Petrobras de Seguridade Social após o recebimento dos proventos — e o respectivo desconto de imposto.

Segundo o parlamentar, o fundo de pensão tem exigido pagamentos extras para cobrir prejuízos decorrentes de má gestão. Amin afirmou que a cobrança é injusta e disse que buscará medidas no Legislativo para corrigir o problema.

Porque isso, sim, é um caso de injustiça e de injustiça que vem se arrastando há muitos anos. Tomar o dinheiro do aposentado para cobrir os maus negócios — disse.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários