O ex-presidente Jair Bolsonaro disse a aliados que não tomou vacina contra a covid-19 e que cogita processar o ministro da Controladoria Geral da União, Vinicius Carvalho.
Carvalho afirmou que existe um registro na carteira de vacinação de Bolsonaro de uma dose do imunizante da Janssen, mas que está sendo averiguado se houve algum tipo de adulteração.
“Esse registro existe. Pelo menos pelo que a gente sabe das informações. Se isso está em um ofício da CGU, a CGU não faz uma pergunta à toa. Se esse registro está em um ofício da CGU, eu não tenho como negar”, afirmou.
Bolsonaro disse a pessoas próximas após a veiculação da entrevista que está disposto a fazer qualquer exame que comprove que não tomou a vacina.
Para o ex-presidente, trata-se de uma estratégia do governo do presidente Lula para condená-lo por genocídio, alegando que teria se vacinado, enquanto desestimulava a população a tomar o imunizante.
Na quinta-feira, o jornal O Estado de São Paulo revelou uma troca de ofícios em que a CGU questiona o ministério da Saúde sobre o registro de que o presidente teria tomado uma dose do imunizante no dia 19 de julho de 2021 na UBS do bairro do Perus em São Paulo.
Houve uma série de tentativas de invasão do sistema do ministério da Saúde no final do ano passado. No dia 30 de dezembro, ainda sob o comando do governo Bolsonaro, a CGU instalou uma investigação para saber se houve fraude nos registros do ex-presidente.
Carvalho essaltou ainda que não é possível saber, por enquanto, se Bolsonaro se vacinou ou não.
Alerta sobre casos raros de Síndrome de Guillain-Barré pós-vacinação
Os eventos adversos foram relacionados às vacinas AstraZeneca, Janssen e CoronaVac. Os fabricantes deverão incluir alerta na bula.
Casos raros de síndrome de Guillain-Barré (SGB) após a vacinação contra Covid- 19 têm sido relatados em diversos países, inclusive no Brasil. Em comunicado, a Anvisa informou que recebeu mais de 27 notificações de casos suspeitos de Síndrome de Guillain-Barré - SGB, após a imunização com a vacina da AstraZeneca, além de três casos com a vacina da Janssen e outros quatro com a CoronaVac, totalizando 34 registros.
Sinais e sintomas - SGB
A maior parte dos pacientes percebe inicialmente a SGB pela sensação de dormência ou queimação nas extremidades dos membros inferiores (pés e pernas) e, em seguida, superiores (mãos e braços).
Outra característica, percebida em pelo menos 50% dos casos, é a presença de dor neuropática (provocada por lesão no sistema nervoso) lombar ou nas pernas.
Fraqueza progressiva é o sinal mais perceptível, ocorrendo geralmente nesta ordem: membros inferiores, braços, tronco, cabeça e pescoço.
Pessoas vacinadas devem procurar atendimento médico imediato se desenvolverem sinais e sintomas sugestivos de SGB, que incluem, ainda, visão dupla ou dificuldade em mover os olhos, dificuldade de engolir, falar ou mastigar.
Também devem ficar atentas a problemas de coordenação e instabilidade, dificuldade em caminhar, sensações de formigamento nas mãos e pés, fraqueza nos membros, tórax ou rosto, além de problemas com o controle da bexiga e função intestinal.
Os profissionais de saúde devem ficar atentos para os sinais e sintomas de SGB para garantir o diagnóstico correto, a fim de iniciar os cuidados de suporte e tratamento adequados e descartar outras causas.
Vacina Janssen
A vacina pode causar distúrbios no sangue e não é recomendada para menores de 18 anos.
Bula da Vacina da Janssen contra covid-19
Distúrbios do sangue
Uma combinação de coágulos sanguíneos e baixo nível de “plaquetas” (células que ajudam seu sangue a coagular) no sangue foi observada muito raramente após a vacinação com a vacina covid-19 (recombinante).
O evento inclui casos severos de coágulos sanguíneos, incluindo em locais incomuns, como no cérebro, fígado, intestino e baço, em alguns casos em combinação com sangramento.
Esses casos ocorreram dentro das 3 primeiras semanas após a vacinação, e ocorreram, na maioria, das vezes em mulheres abaixo de 60 anos de idade. Desfecho fatal foi reportado.
Procure atendimento médico imediato se sentir dores de cabeça fortes ou persistentes, convulsões, alterações do estado mental ou visão turva, hematomas inexplicáveis fora do local da vacinação que aparecem alguns dias após a vacinação, pequenas manchas arredondadas na pele fora do local da vacinação, desenvolver falta de ar, dor no peito, dor nas pernas, inchaço nas pernas ou dor abdominal persistente.
Informe o seu médico que você recebeu recentemente a vacina covid-19 .
Fonte: Bula da Vacina da Janssen contra covid-19 - Pfarma (https://pfarma.com.br/coronavirus/6587-bula-vacina-janssen-covid19.html)