
A Comissão de Relações Exteriores (CRE) aprovou nesta terça-feira (9) a indicação do diplomata Jorge Geraldo Kadri para o cargo de embaixador do Brasil no Sri Lanka e, cumulativamente, nas Maldivas. A mensagem presidencial com a indicação ( MSF 80/2025 ) foi relatada pelo senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP) e segue para o Plenário.
Durante a sabatina na CRE, Jorge Kadri disse que Brasil e Sri Lanka mantêm “diálogo fluido, cooperação construtiva e convergência em temas da agenda internacional”. O diplomata afirmou que pretende atuar nas seguintes áreas:
— Pretendo focar ainda no desenvolvimento de projetos que permitam a transferência da bem-sucedida experiência brasileira na elaboração e na implementação de políticas públicas para diminuir desequilíbrios sociais, fomentar a inclusão de minorias e promover acessibilidade — disse Kadri.
O diplomata é formado em engenharia de máquinas pela Escola de Oficiais da Marinha Mercante e tem mestrado em administração de empresas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ele entrou no Itamaraty em 1984 e atuou em representações brasileiras na Polônia, no Líbano e na Austrália. Entre 2020 e 2021, foi assessor diplomático do Senado.