Quinta, 19 de Setembro de 2024

Força Nacional chega para combater onda de ataques no Rio Grande do Norte

8 municípios foram vítimas dos ataques criminosos

15/03/2023 às 07h29 Atualizada em 15/03/2023 às 07h32
Por:
Compartilhe:
Foi desencadeada uma série de ataques a tiros, incêndios em veículos, comércios e prédios públicos
Foi desencadeada uma série de ataques a tiros, incêndios em veículos, comércios e prédios públicos

Agentes da Força Nacional chegaram ao Rio Grande do Norte na madrugada desta quarta-feira (15) para dar apoio no combate aos criminosos.

Continua após a publicidade
Anúncio

A governadora Fátima Bezerra (PT), que estava em agenda em Brasília, desembarcou junto com a tropa no avião da Força Aérea Brasileira (FAB).

O ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB), publicou no Twitter que conversou com a governadora por telefone durante a madrugada.

“Primeira parte da equipe da Força Nacional já está em Natal. Outra parte chegará ainda nesta madrugada. E outra amanhã e depois. Destinamos 220 policiais para auxiliar as forças estaduais. E podemos ampliar até quantitativo que se configurar necessário”, acrescentou Dino.

A aeronave pousou com 30 policiais militares a bordo. Um segundo avião, com mais 70 agentes, chegou pouco tempo depois. O grupo é parte de um total de mais 200 agentes de segurança que virão ao RN.

Cerca de 100 agentes chegam na capital, Natal, pela manhã em 30 viaturas, que também irão atuar no estado.

Eles irão reforçar os serviços na Penitenciária Federal em Mossoró, totalizando mais de 200 agentes de segurança.

Continua após a publicidade

Até o momento, 28 pessoas suspeitas de envolvimento nas ações criminosas foram presas pela Polícia Militar.

Seis armas de fogo e um simulacro de arma foram apreendidos, bem como 30 artefatos explosivos, oito galões de gasolina, cinco motos, dois carros, além de dinheiro, drogas e munições.

A tropa foi disponibilizada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) após pedido oficial feito pela governadora em reunião realizada na terça (14).

Entenda

Uma série de ocorrências – como ataques a tiros, além de incêndios em veículos, comércios e prédios públicos – foi registrada em cidades do Rio Grande do Norte durante a madrugada de terça-feira (14).

Entre a madrugada e manhã de hoje, nove pessoas foram presas. Armas, drogas, dinheiro, motocicletas e artefatos explosivos foram apreendidos.

Em uma ocorrência, registrada na Zona Oeste de Natal, houve um confronto entre forças policiais e criminosos, deixando um homem morto, segundo a Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED).

O secretário de Segurança Pública do RN, coronel Francisco Araújo, afirmou que, embora as investigações da Polícia Civil e Polícia Federal (PF) estejam em andamento, as autoridades acreditam que os ataques são “ações de reclamação de organizações criminosas pelo tratamento dentro dos presídios”.

“O sistema prisional é rígido, não tem comunicação via telefone, e eles querem que flexibilize a situação”, declarou.

Ele acrescentou que ações recentes de segurança pública “no enfrentamento da criminalidade” também motivaram os ataques.

O secretário afirmou que, até o momento, não há registros de ataques contra civis ou agentes de segurança pública.

“Inclusive pelo que foi narrado pelas próprias organizações criminosas. Os ataques são contra prédios, patrimônio público e alguns estabelecimentos comerciais”, disse.

“Os episódios se restringiram à madrugada, entre meia-noite e 2 horas de terça-feira (14). As forças de segurança permanecem mobilizadas”

O governo do Rio Grande do Norte informou que ainda não possui a relação completa de cidades que foram afetadas pelos ataques.

Até o momento, foram registrados ataques em 8 municípios, são eles: Parnamirim, Santa Luzia em Touros, Mossoró, Coronel Ezequiel, Lajes Pintadas, Macau, Tibau do Sul, Jaçanã e Acari.

O Fórum de Justiça da cidade de Parnamirim foi incendiado por criminosos durante a madrugada, mas não houve feridos.

A comunidade de Santa Luzia no município de Touros, uma moradora gravou um ônibus sendo incendiado. Um imóvel nos arredores também aparece sendo atingido pelas chamas.

Em Mossoró, a segunda cidade mais populosa do Rio Grande do Norte, na manhã desta terça, um homem registrou um caminhão de coleta de lixo incendiado.

Na cidade de Coronel Ezequiel, viatura da Polícia Militar foram alvos de tiros, mas não há relatos de feridos.

Criminosos também atearam fogo em veículos nas imediações da cidade de Lajes Pintadas.

Por volta da meia-noite de terça (14), câmeras de segurança de um supermercado no município de Macau registraram o momento em que criminosos arrombam a porta do estabelecimento e ateiam fogo nos produtos.

A prefeitura da cidade de Tibau do Sul relatou um foco de incêndio na garagem de ônibus da cidade por volta das 03h50 desta terça. Os bombeiros foram acionados, mas não atenderam a ocorrência relatando alta demanda.

A prefeitura interrompeu as aulas na rede municipal e o transporte fornecido a universitários por conta dos estragos das chamas. 

A prefeitura da cidade de Jaçanã também registrou ônibus e viaturas incendiadas.

Criminosos também depredaram a sede da prefeitura da cidade de Acari durante a madrugada.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários