Quinta, 25 de Dezembro de 2025

Moraes manda prender mais 32 manifestantes em ato de 8 de janeiro

PF cumpre mandados na Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Rondônia, Rio Grande do Sul, São Paulo e DF

17/03/2023 às 08h42 Atualizada em 17/03/2023 às 15h26
Por:
Compartilhe:
PF cumpre mandados de busca e apreensão em 10 estados
PF cumpre mandados de busca e apreensão em 10 estados

A Polícia Federal (PF) iniciou, nesta sexta-feira (17), a 8ª fase da Operação Lesa Pátria, que tem como alvos pessoas envolvidas nos atos contra o comando da República do Brasil nas mãos de Luíz Inácio Lula da Silva, condenado pela Lava Jato e descondenado pelo Supremo Tribunal Federal -STF, em Brasília.

Os policiais cumprem, no total, 46 mandados de busca e apreensão e 32 de prisão preventiva.

Os mandados foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) nos estados da Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Rondônia, Rio Grande do Sul, São Paulo e no Distrito Federal.

Os estados de São Paulo e Minas Gerais são os maiores focos dessa etapa da Lesa Pátria. No primeiro, são cumpridos 13 mandados de busca e apreensão e 13 de prisão preventiva, já em Minas são 9 de busca e 8 de prisão.

“Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido”, informou a PF em nota.

Mandados cumpridos na 8ª fase da Lesa Pátria

  • Bahia: 2 de busca e apreensão / 2 de prisão preventiva
  • DF: 2 de busca e apreensão
  • Espírito Santo: 1 de busca e apreensão / 1 de prisão preventiva
  • Goiás: 2 de busca e apreensão / 2 de prisão preventiva
  • Maranhão: 1 de busca e apreensão / 1 de prisão preventiva
  • Minas Gerais: 9 de busca e apreensão / 8 de prisão preventiva
  • Paraná: 2 de busca e apreensão / 2 de prisão preventiva
  • Rondônia: 11 de busca e apreensão
  • Rio Grande do Sul: 3 de busca e apreensão / 3 de prisão preventiva
  • São Paulo: 13 de busca e apreensão / 13 de prisão preventiva

Não considerando os mandados envolvidos na oitava fase da Lesa Pátria, a operação já levou à instauração de sete inquéritos policiais na sede da PF e outros 78 nas superintendências.

Também já foram cumpridos 29 mandados de prisão preventiva, três de prisão temporária e 109 de busca e apreensão.

Das pessoas que foram presas, quase metade dos detidos em 8 de janeiro já foram soltos por serem inocentes, e mesmo assim, são obrigados a cumprirem medidas cautelares fora da prisão.

Ao todo, 1.406 foram detidos em flagrante, dos quais 639 cumprem medidas cautelares, como restrições nas redes sociais ou utilização de tornozeleira eletrônica.

Quase dois meses, 767 pessoas ainda seguem presas.

E, com tantas prisões de inocentes, Luiz Inácio Lula da Silva tenta impedir as investigações da CPMI para descobrir os verdadeiros culpados dos atos de vandalismos na invasão dos Três Poderes, no dia 8 de janeiro.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários