Sábado, 13 de Setembro de 2025

Moro retoma PEC que obriga Lula escolher procurador por lista tríplice

Conseguiu 27 assinaturas, falta apreciação do Senado

06/04/2023 às 09h51 Atualizada em 06/04/2023 às 11h06
Por:
Compartilhe:
Sergio Moro apresentou um requerimento para desarquivar a PEC 25/2020
Sergio Moro apresentou um requerimento para desarquivar a PEC 25/2020

O senador Sergio Moro (União Brasil-PR) apresentou um requerimento para desarquivar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 25/2020, que obriga o presidente a acatar a lista tríplice do Ministério Público para a escolha do Procurador-Geral da República (PGR).

No pedido feito pelo parlamentar, estão ainda mais uma PEC e cinco projetos de lei ligados ao combate à corrupção.

Ex-juiz da Lava Jato, Moro conseguiu 27 assinaturas para solicitar que as propostas voltem à tramitação. A medida ainda precisa passar por apreciação do Senado.

O tema é sensível para o Planalto, pois, em setembro, termina o mandato de Augusto Aras.

Há pouco mais de um mês, Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que não pretende seguir a listra tríplice que será apresentada pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR).

A regra para escolha do PGR está no artigo 128 da Constituição, alvo da PEC.

Atualmente, o presidente da República pode escolher qualquer membro da carreira do Ministério Público com mais de 35 anos para um mandato bienal, permitida a recondução.

O nome ainda deve passar pelo crivo do Senado, que precisa aprová-lo.

A PEC 25/2020, apresentada pelo ex-senador Lasier Martins (Podemos-RS), acrescenta ao texto constitucional que a nomeação feita pelo presidente deve, obrigatoriamente, ser feita “a partir de lista tríplice encaminhada pelas carreiras” do Ministério Público da União e dos estados.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários