
O Ministério da Justiça e Segurança Pública informou, nesta quinta-feira (6), que foi determinado a instauração de inquérito pela Polícia Federal (PF) para investigar a atuação interestadual de organismos nazistas. A medida foi anunciada em publicação nas redes sociais.
“Assinei agora determinação à Polícia Federal para que instaure inquérito policial sobre organismos nazistas e/ou neonazistas no Brasil, já que há indícios de atuação interestadual. Há possível configuração de crimes previstos na Lei 7.716/89 ”, anunciou o Flávio Dino.
A lei prevê punição para os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.
A determinação ocorre após ataque a uma creche em Blumenau (SC), onde um homem invadiu a unidade, matou e feriu crianças . Na semana passada, uma escola em São Paulo também foi alvo de um atentado e uma professora foi morta.
No mês passado, o massacre na escola Raul Brasil , em Suzano (SP), completou quatro anos. O crime resultou na morte de sete pessoas e os autores, que eram ex-alunos da instituição de ensino, se suicidaram após a tragédia.
De acordo com as investigações, os autores do crime eram ativos em fóruns da internet, onde predominam os discursos de ódio misóginos, supremacismo branco, bullyinge nazismo. Esses discursos continuam reverberando entre a juventude.
Dino também anunciou a liberação de R$ 150 milhões para ampliar as patrulhas escolares em todo o país.