Sexta, 12 de Setembro de 2025

Dilma toma posse no banco do Brics com a presença de Lula

A cerimônia aconteceu em Xangai, na China

13/04/2023 às 09h15 Atualizada em 13/04/2023 às 14h03
Por:
Compartilhe:
Dilma disse ter uma forte conexão com o NDB por ter sido
Dilma disse ter uma forte conexão com o NDB por ter sido "criado em Fortaleza"

A ex-presidente Dilma Rousseff tomou posse nesta quinta-feira (13) na presidência do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB, na sigla em inglês), o chamado banco do Brics – grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

A cerimônia aconteceu em Xangai, na China, com a presença de Luiz Inácio Lula da Silva, e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

No discurso de posse, Dilma falou em um compromisso do banco na mobilização de recursos para investimentos em “energia limpa e eficiente, infraestrutura de transporte, água e saneamento, proteção ambiental, infraestrutura social e infraestrutura digital”.

Dilma afirmou que o NDB vai dar “grande prioridade” ao levantamento de fundos próprios para o financiamento de projetos.

O banco, segundo Rousseff, está em uma “posição única para liderar o caminho ao modelo de desenvolvimento de um mundo próspero”, respeitando as características de cada país.

Os integrantes do Brics têm uma população, somada, de 3 bilhões de pessoas, além de um Produto Interno Bruto (PIB) de 25 trilhões de dólares (R$ 122,96 trilhões).

Ao final, Dilma disse ter uma forte conexão com o NDB, pois o banco foi criado em um encontro dos líderes do Brics em Fortaleza, em 2014, durante seu primeiro mandato na Presidência.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários