Domingo, 09 de Novembro de 2025

Comissão aprova projeto que revê a suspensão da CNH para motoristas com menos de 40 pontos

11/08/2023 às 09h10 Atualizada em 11/08/2023 às 09h24
Por: Tatiana Lemes Fonte: Agência Câmara de Notícias
Compartilhe:
Antonio Carlos Rodrigues: revisão da pena não pode ser aplicada a processos já encerrados - (Foto: Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados)
Antonio Carlos Rodrigues: revisão da pena não pode ser aplicada a processos já encerrados - (Foto: Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados)

A Câmara dos Deputados aprovou projeto que assegura a motoristas com processo de suspensão da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) em andamento por acumularem mais de 20 pontos o direito de terem a penalidade revista.

Conforme o texto, a revisão da penalidade tem por base a entrada em vigor da Lei 14.071/20, que elevou de 20 para 40 pontos na CNH a condição para que o motorista tenha suspenso o direito de dirigir.

O relator do projeto é o deputado Antônio Carlos Rodrigues (PL/SP). A redação original prevê o direito à revisão da pena aos motoristas que já estavam com as carteiras suspensas antes da entrada em vigor da lei.

Suspensão da carteira de motorista
A Lei 14.071/20, que alterou o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), determina que a suspensão do direito de dirigir é aplicada apenas quando o condutor acumula, dentro do período de 12 meses:
- 20 pontos e tem duas ou mais infrações gravíssimas;
- 30 pontos e possui apenas uma infração gravíssima; ou
- 40 pontos, mesmo sem nenhuma infração gravíssima.

Antes da mudança no código, a suspensão ocorria com 20 pontos, independentemente do tipo de infração.

Tramitação
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada ainda pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania).

 

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias. 

 

*Com informações Agência Câmara   

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários