
O horário de verão, que foi cancelado em 2019, ainda possui futuro incerto em 2023. Segundo o Ministério de Minas e Energia, o debate segue com a possibilidade de a medida voltar neste ano.
Em novembro de 2022, antes de tomar posse, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou a fazer uma enquete sobre o tema, e a volta do horário de verão venceu com 66,8% dos votos.
De acordo com o Ministério de Minas e Energia, disse que estão avaliando e levantando todas as possibilidades de cenário com a adoção ou não do horário de verão”, mas não divulgou quando terá a resposta definitiva.
“A decisão será tomada ao final das análises, feitas também por meio do diálogo com as vinculadas e agentes do setor, visando a segurança energética e a qualidade dos serviços oferecidos à população”, alegou o ministério.
O governo ainda afirmou que “com o relevante crescimento da micro e minigeração distribuída, percebeu-se um retorno do período de ponta para a noite, que tenderia a se reduzir com a adoção da política”. No ano passado, porém o NOS (Operador Nacional do Sistema Elétrico apontou que a aplicação do horário de verão não trazia benefícios para a operação.