Quarta, 10 de Setembro de 2025
Publicidade

MS: Governo vai mapear necessidades de qualificação profissional das sucroenergéticas

Atualmente, 18 usinas produtoras de açúcar, etanol e bioeletricidade estão em operação no Estado, e outros cinco projetos devem entrar em operação

25/08/2023 às 09h48
Por: Tatiana Lemes
Compartilhe:
Foto: Marcelo Armôa/Semadesc
Foto: Marcelo Armôa/Semadesc

Durante o Workshop MS Qualifica as usinas sucroenergéticas apresentaram junto com o Setor de Bionergia os principais programas de qualificação de mão-de-obra desenvolvido pelas próprias empresas e as principais necessidades que possuem para novas contratações.

“O setor de bioenergia é fundamental na política de sustentabilidade e desenvolvimento do Governo do Estado, daí a importância dessa aproximação com o MS Qualifica. Deveremos trabalhar, emergencialmente com a intermediação de obra direta, daí a importância de termos um levantamento de salários, benefícios, requisitos, para divulgarmos essas informações e fazer uma busca ativa dos interessados que já existem no mercado", comentou o secretário Jaime Verruck, da Semadesc.

Atualmente, 18 usinas produtoras de açúcar, etanol e bioeletricidade estão em operação no Estado, e outros cinco projetos devem entrar em operação ao longo dos próximos dois anos. Cerca de 42 munícipios são impactados de forma positiva pelo setor, que atualmente é responsável por cerca de 30 mil empregos diretos e terceirizados no Estados.

Durante o encontro, o secretário-executivo de Qualificação Profissional e Emprego da Semadesc, Bruno Bastos, informou que o programa MS Qualifica, do Governo do Estado, prevê a implantação de um sistema de Bi, para mapear as vagas e demandas, no campo e na indústria, de cadeias produtivas prioritárias no momento, como os setores sucroenergético, de florestas e de mineração. “Queremos trabalhar, emergencialmente com a intermediação de obra direta, daí a importância de termos um levantamento de salários, benefícios, requisitos, para divulgarmos essas informações e fazer uma busca ativa dos interessados que já existem no mercado”, confirmou Bastos.

A partir dessa primeira agenda, será feito um mapeamento de vagas ofertadas pelo setor sucroenergético para que sejam alinhadas ações através do MS Qualifica.

O encontro aconteceu na quinta-feira (24), no escritório da Biosul, e reuniu diretores e coordenadores de Recursos Humanos das usinas produtoras de açúcar, etanol e bioeletricidade do Estado com a equipe da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), responsável pelo MS Qualifica, programa de estudo e qualificação profissional do Governo do Estado. Representantes do Sesi, Senai, Senac, Senar, Sest-Senat, Funtrab e Secretaria de Educação do Estado também participaram da agenda.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias. 

*Com informações Ascom Governo MS

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários