Domingo, 09 de Novembro de 2025

STF condena três dos réus pelos atos do 8 de janeiro

Ao total, deverão ser analisadas, pelo Plenário do STF, 232 ações penais contra réus acusados dos crimes mais graves praticados no 8 de janeiro

15/09/2023 às 08h02
Por: Tatiana Lemes
Compartilhe:
Foto: Rosinei Coutinho/STF
Foto: Rosinei Coutinho/STF

Os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) concluíram na noite desta quinta-feira (14), o segundo dia de julgamentos dos primeiros quatro envolvidos nos ataques às sedes dos Três Poderes, em Brasília, em 8 de janeiro. O STF condenou três dos réus, e o último deles ainda será julgado.

Aécio Lúcio Costa Pereira foi condenado a 17 anos de prisão por dano qualificado, deterioração de patrimônio público tombado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e associação criminosa. O placar foi de 8 votos a 3 pela condenação pelos cinco crimes.

Thiago de Assis Mathar, o segundo réu, foi considerado pela Corte culpado e condenado a 14 anos de prisão (por maioria). Já Matheus Lima de Carvalho Lazaro, terceiro julgado, acabou sentenciado a 17 anos de prisão por cinco crimes.

A ministra Rosa Weber, presidente do STF, finalizou a sessão de quarta-feira (13) antes que o quarto réu, Moacir José dos Santos, tivesse o caso apreciado. A data de retomada dos julgamentos segue sem definição e depende de ser pautado pela ministra.

A expectativa é que a ministra paute o retorno da sessão para concluir o primeiro bloco de julgamentos ainda neste mês, pois a presidente se aposenta até o fim de setembro. A posse de Luís Roberto Barroso na Presidência do STF, está marcada para 28 de outubro.

Após a primeira etapa concluída, ainda não se sabe como o futuro presidente da Corte vai proceder para pautar os próximos julgamentos dos réus do 8 de janeiro. Por exemplo, Rosa Weber, pautou as sessões presenciais começando já pela manhã para analisar as primeiras quatro ações. Não é possível indicar se Barroso seguirá a mesma tendência.

Ao total, deverão ser analisadas, pelo Plenário do STF, 232 ações penais contra réus acusados dos crimes mais graves praticados no 8 de janeiro.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias. 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários