Terça, 20 de Janeiro de 2026

Onda de calor: MS tem cinco cidades mais quentes do país

A elevação das temperaturas acontece devido ao fenômeno El Niño e ao aquecimento global

25/09/2023 às 09h39
Por: Tatiana Lemes
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Uma forte onda de calor tem assolado o país nos últimos dias e cidades do Mato Grosso do Sul lideram a lista das mais quentes do país das últimas 24h. O monitoramento do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) indica que o calor ultrapassou 40°C no domingo (24).

Entre 20 cidades, cinco municípios do Estado estão na listagem. Com máxima de 42.1°C, Paranaíba, Porto Murtinho e Três Lagoas estão entre as mais quentes. Em quarto lugar está Água Clara, com 42°C. Bataguassu está em 17°C, com 40.8°C.

O Estado está em alerta diante da onda de calor, as temperaturas estarão 5°C acima da média para o período. A condição é de risco à saúde e incêndios.

O aviso tem grau de severidade de grande perigo. A recomendação é beber bastante água, evitar exposição ao sol ou fazer exercícios físicos.

Nesta segunda-feira (25) em Campo Grande as temperaturas podem atingir máxima de 37°C, com mínima de 25°C. Na terça-feira o calor pode ser ainda maior, chegando à máxima de 39°C, com mínima de 26°C.

Além de Mato Grosso do Sul, mais 10 estados estão em “alerta vermelho” para a atuação de uma onda de calor que atinge o Brasil. O alerta vermelho indica grande perigo ocasionado pelo aumento das temperaturas. 

A elevação das temperaturas acontece devido ao fenômeno El Niño e ao aquecimento global, causado pelo aumento da emissão de gases de efeito estufa.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários