Domingo, 09 de Novembro de 2025

Globo é condenada pela Justiça a pagar R$ 3,5 milhões a autor de novelas

A Justiça aceitou o pedido, considerando todo o tempo como um único contrato de trabalho

29/09/2023 às 10h28
Por: Tatiana Lemes
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A 7ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região determinou que a Globo deve pagar a ao escrito Euclydes Marinho de Oliveira um total de R$ 3,5 milhões, reconhecendo o vínculo empregatício durante todo o período de 1978 a 2020, incluindo um aviso prévio de 90 dias.

O processo foi movido por Marinho buscando o reconhecimento de seu vínculo empregatício com a Globo durante todo o período em que lá trabalhou. A Justiça aceitou o pedido, considerando todo o tempo como um único contrato de trabalho, mesmo um período de 1994 a 1996 quando o escritor estava em licença sem remuneração.

Na decisão, a Globo foi ordenada a corrigir a Carteira de Trabalho de escritor para refletir a verdadeira data de término do emprego, sob pena de multa diária. Com isso, a emissora foi condenada a pagar diversas verbas ao autor, como aviso prévio de 90 dias, férias vencidas, décimos terceiros salários, FGTS de 8% e uma indenização de 40%, além de honorários sucumbenciais de 10%.

Apesar da decisão favorável a Marinho, a Globo ainda possui a opção de recorrer da sentença, podendo levar o caso a instâncias superiores na tentativa de modificar ou anular a decisão atual.

O escritor Euclydes Marinho de Oliveira foi o autor de obras como Andando nas NuvensAs Cariocas e Felizes para Sempre?

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias. 

*Com informações Pleno News

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários